sexta-feira, 14 de maio de 2010

Caminho, a vida.

Hoje é diferente. Acordei e disse "Hoje vai ser diferente". Não vai haver rimas, ou estrofes ou raio que os parta. Vão ser apenas palavras escritas, soltas.
AGRADECIMENTOS: cátia gonçalves (podem ver o mesmo com pequenas alterações aqui: http://sugarandbread.blogspot.com/2010/05/o-primeiro-e-especial-vida.html) este texto foi realizado em conjunto com ela.
DESCULPAS: peço desculpa por ser tão grande.

A vida é como uma novela em câmara lenta. E agora pensam "
hey,mas nas novelas nós calculamos mais ou menos o que vai acontecer" - e na vida tal também acontece. Não sempre, mas todos já passamos por "episódios" na nossa vida, em que adivinhamos o que estava para vir. Todos projectamos o futuro, todos fazemos planos mas raramente os alcançamos. Porquê? Porque há muito para ultrapassar, muitas barreiras para saltar, muitos medos para enfrentar, muitas pessoas para conhecer, sentimentos para descobrir, e muitos problemas para resolver.

as pessoas : são as personagens da nossa novela. Existem aquelas que estão connosco, mas que apenas atingem um papel secundário na nossa vida. Pelo contrário, existem as principais. Essas são aquelas que nos guiam, são aquelas das quais dependemos, as que nos fazem falta porque sem elas, o "episódio" não faria sentido.

os medos : aparecem sem darmos conta e, por vezes, chegam a consumir-nos. Medo, aquele que faz acelarar os batimentos cardíacos, que nos faz tremer. O medo pode ser, sem duvida, o maior desafio da vida. Pode impedir-nos de lutar pelo que mais queremos, pode condicionar-nos na vida, simplesmente por ter-mos medo de falhar, de perder. E para mostrar como a vida é complexa, até no nosso mais pequeno medo (I HATE BUGS) as pessoas estão lá, para ajudar a ultrapassa-lo.

os sentimentos : Variados e diferentes. Mais uma vez, as pessoas voltam a inserir-se. Desta vez, os sentimentos não se relacionam apenas com as pessoas presentes, mas também com as que pertencem ao passado. A saudade, talvez seja o sentimento existente mais complexo. A saudade, incorpora um misto de sentimentos: o amor, pois quem ama sente falta; a tristeza/mágoa, devido á ausência ; melancolia, pela lembrança; a saudade gera nostalgia, mas também alegria quando chega ao momento de "matar saudades"; mas por vezes, tal não acontece, porque quem foi não volta mais. E ficamos assim, perdidos no tempo.

as barreiras : há muitas, umas mais complicadas que outras. Estão sempre presentes, sem nunca terem fim. Tal como nas novelas, elas existem: o segredo que nunca mais é descoberto, o ladrão que nunca mais é apanhado, o amor que nunca mais é correspondido. E voltamos á complexidade, ao ligamento de todos os itens da vida. As pessoas, o medo e os sentimentos estão todos presentes aqui. O medo, que nos impede de saltar e derrubar barreiras. As pessoas, que nos ajudam e dão força para faze-lo. Os sentimentos, que nos acompanham do principio ao fim.

Mas, o mais importante de tudo, de todo este conjunto de coisas são elas, as oportunidades. As oportunidades e a força com a qual as agarramos. Porque uma oportunidade deve ser agarrada com TODA a força, com TUDO o que temos, unhas e dentes, pés e mãos, cabeça e coração, ou o que quer que seja. A vida, no seu completo, é feita de oportunidades (boas e más), e temos de saber seleccioná-las correctamente, e agarra-las. Mas, apenas cada um tem as suas oportunidades, e apenas cada um de nós pode escolher, tomar a decisão de. E, para isso, é preciso não só pensar com a cabeça, mas também com o coração. Os dois trabalham em conjunto, se a cabeça pensa correctamente, o coração sabe o que sente. Portanto, o coração sente e a cabeça vê e obedece. Porque sentir, poder, escolher, amar, sorrir, ganhar, perder, arriscar,temer, viver está tudo nas tuas mãos. (é pesado não é? saber que tens o teu futuro, a tua felicidade depositada apenas nas tuas pequenas mãos? Como pode caber isso tudo, apenas em duas mãos?)

Talvez o destino seja algo definido, mas o caminho para o objectivo traçado só nos podemos decidir, tomar. Ir pelo mais dificil? Ir pelo mais fácil? Todos pensamos em fazer corta-mato. Não devemos pensar assim, devemos pensar por qual é que está a nossa felicidade, por qual estão os que amamos, por qual estão os sentimentos felizes, sem pensar nas barreiras. Mas, o essencial, é não planear o caminho, nunca. A vida é vivida, segundo a segundo, passo a passo, mesmo sabendo que o passo a seguir pode ser um passo em falso; não te deixes abater. Não te tentes proteger, vive o que tiveres a viver, com todos os riscos (hey, nao te atires de uma falésia).

Amar?
O que é isso amar? Quando se sabe que se ama? O amor, esse sentimento estranho, que o dicionário desconhece o verdadeiro significado, apenas se sente. Não esperes pelo amor, conquista-o. Não o desejes, luta por ele! Se amas, sê cego e surdo; porque não são pequenas palavras e pequenas acções que importam. "Amor é fogo que arde sem se ver" (já dizia Luís de Camões), para que pensar, para que ver pequenas coisas? Quando amamos, limitamo nos a ver com o coração.

A vida? não passa de um jogo: uma roleta, onde somos a bola; um puzzle, porque é um conjunto de peças que se encaixam e se completam (por vezes, tal não acontece. fica um buraco, mas que em breve é tapado); uma montanha russa, porque dá montes e montes de voltas e por vezes nos deixa de cabeça para baixo. A vida, não tem pés nem cabeça. É algo desconhecido, mas, devemos aproveitá-la, pelos vistos só temos uma. (um jogo, é para ser jogado, certo?) Mesmo sabendo que vamos sempre perder (ninguém foge á morte...).

MAS PARA TERES UMA VIDA FELIZ, PRECISAS SEMPRE DAS PESSOAS, mais expecificamente, dos amigos. Aqueles que estão sempre lá, que te ajuda, com fundamentos e não diz apenas "sim" ou "não". É aquele que sabes que se podesse, trocava de lugar contigo.

E no fim de tudo, olha para trás. Vais reparar que a vida é feita de tudo e de nada, de felicidade e tristeza, de sorrisos e lagrimas, de verdadeiro e falso. ENFIM, "é a vida"!

- tens um objectivo? Não desistas, LUTA por ele, eu lutei pelo meu.

5 comentários:

  1. grande texto. não, não és uma simples e pequena personagem secundária na minha novela, mas sim um dos poucos papeis principais. sabes bem aquilo que vales e a ti, sim, tenho motivos e força para continuar a lutar por nós, pois eu amo-te como ninguém(L)

    ResponderExcluir
  2. obg amor, amt! E POR TI VOU LUTAR SEMPRE

    ResponderExcluir
  3. espero bem que lutes, pq eu amo-te como ninguém e és das melhores. quero ficar contigo para sempre(L)

    ResponderExcluir
  4. és eterna, vou lutar sempre mesmo quando já não tiver forçaa (L) amo-teee mt

    ResponderExcluir
  5. vai haver sempre força, basta não desistir(L) amo-te maiss

    ResponderExcluir

Dêem a vossa opinião :)